As uvas que produzem vinhos de qualidade são da espécie Vitis vinífera.
As mais famosas, entre centenas, são as tintas Cabernet Sauvignon,
Merlot, Pinot Noir, Syrah, Gamay, Tempranillo, Nebbiolo e Sangiovese e
as brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Semillon, Riesling,
Gewurtztraminer e Malvasia. Não são saborosas para consumo como uvas de
mesa.
Nada iguala o prazer de um bom copo de vinho –
a não ser as descobertas cada vez mais frequentes dos benefícios que o
néctar dos deuses pode trazer para a nossa saúde! É caso para dizer salut!
Centenas de estudos realizados ao longo dos últimos anos, nas mais
conceituadas universidades e institutos do mundo, parecem apontar para
um resultado unânime: beber de forma regular e moderada é mais saudável
do que uma bebida ocasional ou do que não beber.
Graças ao seu grau de álcool e dos procionídeos (compostos
fenólicos) sem álcool que contém, já foi provado que o vinho reduz, não
só o risco de doença cardíaca e alguns cancros, mas também diminui a
progressão de doenças neurológicas degenerativas, caso de Alzheimer ou
Parkinson. Mas o nosso querido néctar dos deuses vai ainda mais longe,
graças aos compostos fenólicos que permitem aumentar o colesteroldas
proteínas de alta densidade (HDL), ou seja, o “colesterol bom”,
diminuindo, obviamente, os níveis do “colesterol mau” (LDL –
lipoproteína de baixa densidade). Os fitoquímicos não alcoólicos
presentes no vinho, nomeadamente os flavonóides e o resveratrol,
assumem o papel de antioxidante e asseguram que as moléculas conhecidas
como “radicais livres” não possam causar danos celulares no organismo.
Para além disso, o resveratrol está intimamente associado à prevenção
de coágulos de sangue e da acumulação de placa nas artérias, protegendo
assim o coração de doenças cardiovasculares. Estudos recentes
realizados em animais mostram ainda que a aplicação de resveratrol em
um ou mais estados de desenvolvimento de um cancro, diminuiu a
incidência do tumor.
Curiosamente, mesmo as pessoas que sofrem de tabagismo, hipertensão,
obesidade, sedentarismo, diabetes e colesterol, beneficiam do consumo
regrado de vinho. Para além dos benefícios acima descritas, e que já
são motivo para brindar, um copo de vinho por dia traz ainda outras
preciosas vantagens para a sua saúde:
Aumenta a esperança de vida Previne e ajuda a controlar a hipertensão Diminui o risco de pedra nos rinsPrevine a arterioscleroseAjuda a desfazer gorduras Inibe a multiplicação do vírus que provoca o herpesMelhora a digestão e o sonoRegula o humorAumenta o QI